O blog "CANTINHO DANÇANTE" é especialmente dedicado as pessoas de todos os lugares que amam a arte de dançar ballet,
colorindo e espalhando a magia da dança ao público, encantando as pessoas de todas as idades, no desafio de um dia chegar lá.
você se encanta com a dança, então você ama ballet!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

NOVIDADES!!!!!!!!!!!!!

Gente, pra quem é atualizado no mundo do ballet, mais que conhece..."toshie kobaiac"
todos os anos acotece o festival de dança de Teresina, q tem a disputa...
e esse ano eu decidi me escrever, mandei meu video e fui selecionada!!!!!!
MEU DEUS, logo na 1 tentativa!!!!!!!
eu tô contando os minutos para chegar o mês de outubro, quem sabe eu ganho em 1] lugar e viajo pra fora do país??!'
estou mto contente, nervosississima!! E mto, mas mto anciosa;

sábado, 16 de julho de 2011

resumo da história do ballet...

hoje separei uma postagem especial pra esse blog...resumo!!



A primeira bailarina - Edgar Degas



O ballet clássico é o desenvolvimento e a transformação da dança primitiva, que baseava-se no instinto, para uma dança formada de passos diferentes, de ligações, de gestos de figuras previamente elaborados para um ou mais participantes.


A história do ballet começou há 500 anos atrás na Itália. Nessa época os nobres italianos divertiam seus ilustres visitantes com espetáculos de poesia, música, mímica e dança. Esses divertimentos apresentados pelos cortesãos eram famosos por seus ricos trajes e cenários muitas vezes desenhados por artista célebre como Leonardo da Vinci.


Leonardo da Vinci

O primeiro ballet registrado aconteceu em 1489, comemorando o casamento do Duque de Milão com Isabel de Árgon. Os ballets da corte possuíam graciosos movimentos de cabeça, braços e tronco e pequenos e delicados movimentos de pernas e pés, estes dificultados pelo vestuário feito com material e ornamentos pesados.



Era importante que os membros da corte dançassem bem e, por isso, surgiram os professores de dança que viajavam por vários lugares ensinando danças para todas as ocasiões como: casamento, vitórias em guerra, alianças políticas, etc.


Quando a italiana Catarina de Medicis casou com o rei Henrique II e se tornou rainha da França, introduziu esse tipo de espetáculo na corte francesa, com grande sucesso. O mais belo e famoso espetáculo oferecido na corte desses reis foi o "Ballet Cômico da Rainha", em 1581, para celebrar o casamento da irmã de Catarina.


Catarina de Medicis

O ballet tornou-se uma regularidade na corte francesa que cada vez mais o aprimorava em ocasiões especiais, combinando dança com música, canções e poesia e atinge ao auge de sua popularidade quase 100 anos mais tarde através do rei Luís XIV.

   
           Rei Luís XIV

Luís XIV, rei com 5 anos de idade, amava a dança tronou-se um grande bailarino e com 12 anos dançou, pela primeira vez, no ballet da corte. Este rei fundou em 1661, a Academia Real de Ballet e a Academia real de Música e 8 anos mais tarde, a escola Nacional de Ballet.

O professor Pirre Beauchamp, foi quem criou as cinco posições dos pés, que se tornaram a base de todo aprendizado acadêmico do Ballet clássico. A dança se tornou mais que um passatempo da corte, se tornou uma profissão e os espetáculos de ballet foram transferidos dos salões para teatros.

Em princípios, todos os bailarinos eram homens, que também faziam os papéis femininos, mas no fim do século XVII, a Escola de Dança passou a formar bailarinas mulheres, que ganharam logo importância, apesar de terem seus movimentos ainda limitados pelos complicados figurino.

Marie Camargo
Uma das mais famosas bailarinas foi Marie Camargo, que causou sensação por encurtar sua saia, calçar sapatos leves e assim poder saltar e mostrar os passos executados. Com o desenvolvimento da técnica da dança e dos espetáculos profissionais, houve necessidade do ballet encontrar, por ele próprio, uma forma expressiva, verdadeira, ou seja, dar um significado aos movimentos da dança.

Assim no final do século XVIII, um movimento liderado por Jean-Georges Noverre, inaugurou o "Ballet de Ação", isto é, a dança passou a ter uma narrativa, que apresentativa um enredo e personagens reais, modificando totalmente a forma do Ballet de até então.

O Romantismo do século XIX transformou todas as artes, inclusive o ballet, que inaugurou um novo estilo romântico onde aparecem figuras exóticas e etéreas se contrapondo aos heróis e heroínas, personagens reais apresentados nos ballets anteriores. Esse movimento é inaugurado pela bailarina Marie Taglioni, portadora do tipo físico ideal ao romantismo, para quem foi criado o ballet "A Sílfide", que mostra uma grande preocupação com imagens sobrenaturais, sombras, espíritos, bruxas, fadas e mitos misteriosos: tomando o aspecto de um sonho, encantava a todos, principalmente pela representação da bailarina que se movia no palco com inacreditável agilidade na ponta dos pés, dando a ilusão de que saía do chão.


Óleo sobre tela Edgar Degas



Apresentação

oi, pessoal!!
ontém, foi minha apresentação de ballet, foi incrivél...tudo mágico!!
lindo, dessa vez eu não errei nada o meu grupo foi o melhor, recebemos bastantes aplausos;
eu queria uma dança solo, mais não consegui...em compensação, a apresentação foi sucesso total...
eu estava linda, o coque e a maquiagem então!!!!!
meu vestido era verde e a apresentação tinha como nome:
"A festa das bonecas"
as apresentações de generos variados, ballet´s solo, em grupo como:
chapéuzinho vermelho, a fada dos pinheiros, chineizinha, as bonecas da caixinha de música, mazucas, valsa das horas e outros...que encantaram a quem assistia, com seu talento e tão magia....
obrigada.!!

sábado, 11 de junho de 2011

A roupa adequada.

Pra ir as aulas certamente se tem roupas específicas.
Para o caso de ballet ou qualquer outra modalidade de dança sempre se tem um jeito de consegui-las, primeiramente se você se escreveu em uma academia ou escola especializada em ballet, ou em danças variadas certamente lá mesmo você encontra-rá as roupas certas, no caso o collant, a saia, o meião e a sapatilha seja de ponta ou de meia-ponta.
 Mas no caso de você fazer aulas em um curso público, as roupas seram doadas ou você terá de compra-las:
o collant, deve ser algo adequado para a sua idade, eles se encontram em varios tecidos, como a malha, em varia cores como: rosa, azul e preto, o mesmo com a saia que deve não ser curta demais e nem longa exageradamente, deve ficar abaixo do umbigo e deve terminar no meio das coxas. Ja existem também muitos acessórios especializados para ballet como os arranjos de cabelo, e as faixas... o meião deve sempre ser de acordo com a cor predominante da sua idade, a vendedora pode lhe informar a respeito, as sapatilhas devem ser como calçados normais, na sua pontuação, elas jamais devem passar da sua pontuação, devem ficar coladas em seu pé,pricipalmente as de ponta!lembrando que não sao as mais confortaveiss...

    


 

As dificuldades;

Sempre ao ínicio das aulas temos muitas dificuldades continuas, como as dores, que sempre aparecem, pois quem faz ballet não pode evitar, principalmente mto cansaço, e dor nas pernas e barriga. constantemente até após alguns meses no torax e nos braços.Eu já passei por isso e aindam sinto as vezes mas, muito mais menores. o ballet apesar de ser algo bonito, elegante nos tras tambem muitas dificuldades no dia a dia, os alimentos além das dores são os segundos no rancking de mudanças: evitar refrigerantes, frituras, doces. Comer em dose redrobada frutas e verduras, muito suco e comidas saudáveis e naturais, enfim...Um desafio diário.
mais conseguimos superar tudo isso, e ainda vem com a arte e o talento de dançar ballet, e uma ótima saúde!
rsrs...Senso de humor é tudo!!
obrigada.

O cabelo para dançar...O coque.

As primeiras aulas...
Sempre quando começamos, logo no primeiro dia temos um milhão de dúvidas...
a de como fazer o coque é uma delas. por isso eu resolvi postar a maneira de fazer o coque passo-a-passo:
1º você deve arranjar uma liga para o rabo de cavalo, pode ser uma liga comum, mais tem que ser fina, ou uma liga para enrrolar dinheiro.
2ºfaça um rabo de cavalo bem firme e alto, se for com a liga não precisa cortar, pegue as duas pontas e coloque em volta do cabelo, em seguida passe uma ponta por dentro da outra(apenas uma delas) coloque um granpo na ponta, e em seguida prenda-a no cabelo.
3º com o rabo de cavalo faça uma trança,ou enrrole até ficar parecido com um rocambole bem seguro, se for uma trança, faça-a,amarre-a com uma liga, vá enrrolando-a em volta do rabo de cavalo, coloque bastante grampos, e deixe-a bem firme, em seguida coloque bastante gel, ou fixador em spray de cabelo para não cair, durante a aula.
4º agora é so enfeitar o coque, com uma tiara, pirainhas, glitter ou apenas com um arranjo, de estraze ou de flores artificiais.
 O coque também pode ser tradicional sem nenhum enfeite também fica muito bonito, se estiver bem penteado e bem alto!

 COM A LIGA FINA :


ou você pode fazer assim, com a liga de amarrar dinheiro:
pentei bem o cabelo,
                                            depois o prenda com 'a liga de amarrar dinheiro'
                                          parta o rabo de cavalo em duas mechas
                         em seguida pegue uma das mechas, contorne a outra e prenda com um grampo
            depois envolva a mao sobre a mecha enrrolada, e envolva sua mão com a mecha que sobrou
                                  em seguida coloque bastante grampos até que fique bem segura
                                                 está pronto:
  

se você quiser deixa-lo mais seguro, coloque redinhas' elas podem ser transparentes ou de cor:
espero ter ajudado, obrigada.

"Eu."

olá, bem vindos ao blog...
meu nome é Cristy Helen, eu tenho dez anos, e amo dançar ballet.
eu já fiz várias apresentações e já passei por várias situações de improviso, como ano passado:
A dança do meu grupo(as bonecas da caixinha de música), era composta por duas partes.
quando a primeira terminou, o homem que governava o som deixou a música tocando e abaixou o volume,
quando ele aumentou o som, novamente, para a segunda parte, a música ja estava no final...
e isso estragou a apresentação, foi a maior bagunça e correria!
Minha professora é muito legal, ela se chama Ellen.
voltando o assunto, o ballet é uma dança que apaixona, mais é muito dolorosa.
Sentimos dor frequentemente, após as aulas, e agora então, que eu vou usar sapatilha de ponta...
Estou morrendo de medo!será que eu vou cair muito? vou machucar meus dedos...
Deve ser uma dor imensa, mais para quem dança e ama dançar, isso são apenas espinhos em rosas.
mais popularmente: "uma pedra em meu sapato"
obrigada pela atenção.

lição: nunca deixe de correr atrás de seus sonhos, este é o meu.
Powered By Blogger